As vendas do comércio curitibano na semana do Natal tiveram um incremento de 6% em ralação ao Natal do ano passado. É o que mostra a sondagem encomendada pela Associação Comercial do Paraná (ACP) ao Instituto Datacenso.
"Apesar de a expectativa ficar um pouco aquém do esperado, que era vender 10% a mais, foi um bom resultado para o comércio, considerando que o Natal de 2010 teve uma base forte, com economia aquecida e baixa inflação", explica o economista Cláudio Shimoyama, responsável pela pesquisa. Para s ACP, este crescimento é resultado de uma somatória de fatores: a estabilidade da economia interna aliada à redução dos impostos e o incentivo ao consumo.
Os segmentos que mais contribuíram para o crescimento das compras foram os das roupas/ acessórios, calçados/ artigos esportivos, brinquedos, livraria/ papelaria e supermercados.
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O levantamento mostra , ainda, que as pessoas gastaram mais na hora de comprar os presentes. Os consumidores compraram, em média, seis presentes, mesma quantidade que em 2010, mas pagaram 17% a mais em cada u deles. Ete ano, cada presente saiu, em média, R$ 84,00 contra R$ 72,00 no Natal de 2010.
A forma de pagamento preferida pelos curitibanos nesta temporada de festas foi à vista, em dinheiro, seguido de parcelado no cartão de crédito. E, segundo Shimoyama, o consumidor não resistiu às compras e destinou boa parte do 13° salário para os presentes. A outra fatia do benefício serviu para pagar as contas.