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Aponta Acil

Comércio londrinense está otimista com 2º semestre

Redação Bonde com assessoria de imprensa
14 ago 2012 às 13:51

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- Reprodução
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O comércio londrinense está otimista e acredita que esse segundo semestre será de vendas potencializadas. Os dados são de uma pesquisa feita pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), em parceria com a Chiusoli. Foram ouvidas 52 empresas associadas à entidade e 94,2% delas se declararam otimistas no curto prazo. Isso significa expectativa de maior faturamento e vendas até o fim do ano.

Para Marcelo Ontivero, diretor de varejo da ACIL, o otimismo está ligado a dois fatores em especial: incentivo do governo e datas comemorativas. "No segundo semestre temos o Natal, o Dia das Crianças, por isso o fim do ano deixa o empresário mais otimista com as vendas. Além disso, tem o fato de o Brasil estar em situação favorável ao consumo, o governo está estimulando isso com os juros mais atrativos", avalia.

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A pesquisa ouviu ainda os empresários sobre o movimento no comércio no Dia dos Pais associado à Londrina Liquida, campanha promocional da ACIL. Do total, 44,2% dos empresários revelaram que as vendas foram alavancadas, sendo 16% superior ao mesmo período do ano passado. Para 32,7% deles, as vendas permaneceram em igual volume e outros 23,1% registraram queda. Na média dos dados, considerando essas três variáveis, o aumento nas vendas foi de 4%.

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O valor médio dos presentes para os pais ficou em R$ 99,90. Analisando as faixas de gastos, 57,7% dos clientes compraram até R$ 80 nas lojas pesquisadas; 23,1% tiveram gastos entre R$ 81 e R$ 110 e 7,7% entre R$ 111 e R$ 140. O restante efetivou compras com valores maiores.


O fato da flexibilização do horário do comércio (as lojas ficaram abertas até as 21 horas na quinta e na sexta) ter saído muito em cima da data foi um dos pontos levantados por Ontivero para as vendas terem sido um pouco abaixo da expectativa, que girava entre 5 e 10% de aumento. "O acordo entre os sindicatos demorou a sair e acredito que a inadimplência também refletiu um pouco nesse resultado", pontua. Como 44% das empresas tiveram aumento representativo, o diretor da ACIL atesta: "Quem entrou nas lojas acabou comprando."

As entrevistas foram realizadas no dia 13 de agosto por telefone com proprietários, gerentes, supervisores e responsáveis pelas lojas.


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