O Paraná fechou na liderança como melhor desempenho entre os estados do Sul e Sudeste na área de comércio. Houve, no ano passado, crescimento de 7% nas vendas reais (descontada a inflação). O desempenho ficou acima da média nacional, que fechou em 3,6% de aumento, segundo pesquisa do IBGE.
A pesquisa inclui dados do varejo, atividades de veículos, motos, partes e peças e de materiais de construção. Segundo a Agência Estadual de Notícias (AEN), resultado positivo foi influenciado pela maior comercialização de combustíveis e lubrificantes (11,9%); artigos farmacêuticos e de perfumaria (11%); eletrodomésticos (10,2%); material de construção (9,5%); artigos de uso pessoal e doméstico (9,1%); livros, jornais, revistas e papelaria (8,6%); e veículos, motocicletas, partes e peças (7,2%).
Somente em dezembro de 2013, o faturamento real dos estabelecimentos comerciais de varejo paranaense avançou 7,5% na comparação com dezembro de 2012, diante do crescimento de 2,9% para o Brasil. Foi a segunda melhor performance nas regiões sul e sudeste e a quarta no País neste mês.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O desempenho do Estado, no mês de dezembro, foi puxado pelo aumento nas vendas de combustíveis e lubrificantes (18,8%); material de construção (18,3%); artigos farmacêuticos e de perfumaria (10,5%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (10,3%); e eletrodomésticos (9,3%).