As lojas do comércio de rua de Londrina vão funcionar até as 21h nas próximas quarta (10) e quinta-feira (11), antevéspera e véspera do feriado do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade, e, também, do Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho em todo o país.
Os trabalhadores rejeitaram a proposta da Associação Comercial e Industrial (Acil) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincoval), que pretendiam transferir a folga deles do feriado para a próxima segunda-feira (15), e, em contrapartida, aceitaram trabalhar até mais tarde nos dois dias que antecedem a data comemorativa.
As entidades patronais haviam argumentado que o fechamento das lojas na sexta-feira (12) poderia prejudicar as vendas do Dia dos Namorados. Já o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Varejista de Londrina (Sindecolon), Manoel Teodoro da Silva, contou que a entidade fez uma pesquisa com os comerciários sobre a possibilidade de transferência da folga, e a maioria deles se mostrou contra a abertura das lojas no feriado. "Eles entendem que as vendas serão maiores antes do feriado e no sábado, quando os estabelecimentos ficarão abertos até as 18h", argumentou em entrevista ao Bonde nesta segunda-feira (8).
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Silva já comunicou o Sincoval sobre a decisão dos trabalhadores. A reportagem tentou contato com o advogado do sindicato, Edy Nogueira Junior, mas não obteve respostas até as 17h30 desta segunda-feira. Já o presidente do Acil, Valter Orsi, emitiu, em nota, a sua opinião contrária ao fechamento das lojas.