O varejo se mostra estagnado, apresentando pequenas variações nos últimos meses, com destaque para o consumo de combustíveis que tem ajudado a manter o índice positivo. Esta é a analise dos dados da pesquisa mensal do setor realizada pelo IBGE e divulgada última quarta-feira (14). De acordo com o levantamento, que tem por base o mês de junho em relação a maio, o volume de vendas cresceu 0,5% e a receita nominal 0,9%.
Na avaliação do gestor presidente da CDL Curitiba, André Luiz Pellizzaro, a atual política econômica adotada, com o aumento progressivo da taxa básica de juros, para conter a inflação vem comprometendo o crescimento da economia. "Se não fosse o forte consumo no segmento de combustíveis, o crescimento teria caído pela metade", explica. "Precisamos de uma política que contemple todos os setores da economia sob pena de maior desaceleração", afirma.
Ainda com relação ao aumento do volume de vendas, o Paraná se destacou na composição da taxa do comércio varejista ocupando a segundo posição, segundo o IBGE, com 5%, ficando atrás apenas de São Paulo com 2,1%.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Inadimplência - Comparados os dados deste mês de julho, com o mesmo período do ano anterior, a taxa de inadimplência caiu 1,94%, segundo os últimos dados divulgados pelo SPC – Serviço de Proteção ao Crédito. Com esse percentual, o primeiro semestre de 2013 fechou com um crescimento da inadimplência na ordem de 5,20%.
Sobre a CDL - A Câmara de Dirigente de Lojistas de Curitiba (CDL) é a unidade paranaense ligada ao Sistema CNDL – Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, que oferece os serviços de proteção às atividades comerciais e de prestação de serviço. A CDL é representante do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).