Com a dificuldade de achar alguém disposto a se tornar fiador, aumenta o número de pessoas que recorrem a outras formas de garantia para conseguir alugar um imóvel, como, por exemplo, o Seguro Fiança, o Título de Capitalização e a Carta Fiança.
Segundo Fátima Galvão, vice-presidente de Locação do Secovi-PR, a busca por outras opções têm sido as melhores alternativas para muitos inquilinos. "A grande maioria dos contratos ainda têm fiador, mas muitas pessoas falam da dificuldade de achar alguém que, além de disposto, consiga comprovar a renda necessária e ter o imóvel para colocar como garantia", conta.
De acordo com os dados do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), do Secovi-PR, em abril, as locações em Curitiba com fiadores corresponderam a mais de 69% do total. Porém, outras formas de garantia começam a aparecer com mais frequência nas imobiliárias da cidade, como o Seguro Fiança, atingiu quase 21% do total; Título de Capitalização 3,5%; Caução Fiança 1,5%; e Carta Fiança 1,4%.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
"O mercado, como sempre, vai se ajustando e encontrando alternativas para superar as dificuldades encontradas", comenta o presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR, Maurício Ribas Moritz."O constrangimento em solicitar para alguém ser seu fiador tem levado inquilinos a procurar uma solução que é mais cara, porém menos embaraçosa", afirma
De acordo com Moritz, já é significativo o número de locações feitas, tendo o seguro fiança como garantia. "As seguradoras tem tornado o produto um pouco mais atraente, oferecendo serviços de pequenos reparos e manutenção nos imóveis, sem custos adicionais", explica. Segundo ele, já para quem tem algumas economias, o título de capitalização vinculado ao contrato de locação pode ser bastante conveniente. "O inquilino fica com seu dinheiro aplicado em um título de capitalização, que passa a ser a garantia para o locador. Após a devolução do imóvel, o título é resgatado. O inquilino ainda tem a chance de ser sorteado durante o período da locação", comenta.