A Companhia Lorenz, uma das pioneiras da indústria alimentícia no Brasil e produtora de matérias-primas para a indústria petrolífera, foi leiloada na quinta-feira (11) por R$ 38 milhões. A venda foi administrada pela leiloeira Tatiane Duarte, nomeada pela Justiça. O valor arrecadado será usado para pagar dívidas da massa falida, estimada em R$ 99 milhões.
Mesmo com a falência decretada no ano 2000, a Cia. Lorenz continua com quatro fábricas ativas em Indaial/SC, Cianorte/PR, Quatro Pontes/PR e Umuarama/PR. A empresa arrematante dará continuidade às operações, preservando os empregos e fazendo novos investimentos.
Fundada em 1916 pelos irmãos Hans e Fritz Lorenz, a Cia. Lorenz foi uma das primeiras a fabricar fécula de mandioca, matéria-prima para diversos produtos alimentícios. O uso da mandioca foi uma alternativa na época à falta de fécula de batata, que era então importada da Europa em guerra. Atualmente a matéria-prima também é utilizada na fabricação de embalagens biodegradáveis. O portfólio da Cia. Lorenz inclui ainda bens de consumo como catchup, maioneses, doces, molhos, colas e adesivos.