As redes sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas e começam a avançar também no recrutamento de pessoal. Dados de agosto deste ano do Ibope Nielsen Online mostram que o Facebook tem 30,9 milhões de usuários, o Twitter, 14,2 milhões e o LinkedIn mais de 4 milhões. Num universo desta magnitude as redes tornaram-se um ambiente ideal para busca profissionais.
Segundo Glória Di Monaco, sócia da Navigators, empresa especializada em estratégias para mídias digitais, existem duas formas de recrutamento nas redes: uma delas é a informal e, neste caso, os profissionais de recursos humanos usam o LinkedIn, por exemplo, para localizar perfis interessantes. "Mas isso pode ocorrer de maneira aleatória, sem planejamento", conta. A outra diz respeito a empresas com estratégias estruturadas de recrutamento a partir dos processos de seleção, divulgando nas redes sociais os programas que realizam no mundo real.
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Levantamento da desenvolvedora de softwares para seleções Vagas Tecnologia com base em currículos cadastrados no site vagas.com.br mostra que, dos 54.180 usuários, apenas 8% dos profissionais com idade entre 30 e 34 anos possuem um perfil no Facebook para consulta num eventual processo de seleção. No Twitter , o índice é de 9% e, no LinkedIn, 11%. Entre os profissionais com 35 anos ou mais, os porcentuais são ainda mais baixos: 4% para Twitter e Facebook e 5% para LinkedIn.
O gerente de marketing e vendas da empresa, Luis Testa, diz que os candidatos do site têm opção de colocar no currículo um link para que o profissional de recursos humanos possa visualizar o perfil no Facebook, Twitter e LinkedIn. No levantamento foram analisados perfis de candidatos que tiveram a iniciativa de integrar seus currículos com suas redes sociais.