Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Descontos

Compensa pagar IPVA e IPTU à vista?

Redação Bonde
07 jan 2014 às 12:15

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O décimo terceiro chegou, vieram as festas de fim de ano e 2014 começa com várias contas a pagar. Duas delas, em especial, pesam bastante no bolso do contribuinte: o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Para quem tem dinheiro guardado, o melhor a fazer é pagar os tributos à vista. No Paraná, por exemplo, quem quitar o IPVA em dezembro tem 5% de desconto. Já no caso do IPTU o desconto pode chegar a até 10% em cidades como Londrina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O consumidor que guardou parte do décimo terceiro salário ou fez uma reserva mensal de seus rendimentos e possui dinheiro em conta corrente ou poupança, não precisa ter dúvidas: deve pagar os compromissos a vista e aproveitar os descontos oferecidos", afirma Luiza Rodrigues, economista do SPC Brasil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


Para quem tem aplicações como CDB ou outros fundos, a economista do SPC Brasil explica que é necessário fazer contas para descobrir se o resgate vale a pena, porque os impostos cobrados e as penalidades por resgate antecipado podem anular o benefício do desconto. "Já quem não tem dinheiro guardado deve inevitavelmente pagar a prazo e iniciar um planejamento desde já para não cometer o mesmo erro no ano que vem", orienta a economista.

A sugestão dos especialistas do SPC Brasil é que para os próximos anos, o consumidor vá separando todo mês um determinado valor para quitar os compromissos sazonais. "O ideal é que uma pequena economia mensal vá direto para uma conta poupança separada, assim o consumidor não cai na tentação de gastar o dinheiro com outras finalidades", garante a economista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo