A primeira estimativa de plantio para a safra 2009/10, divulgada nesta quarta-feira (7) pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), prevê produção de 29,36 milhões de toneladas de grãos no Paraná e 140,34 milhões, em todo o País. O período de plantio está começando e a projeção leva em consideração as condições normais de clima até o período da colheita.
A pesquisa da Conab, realizada em setembro, prevê incremento entre 2,9% a 4,8% na produção nacional de grãos em comparação com a safra anterior (2008/09), que foi de 135,2 milhões de toneladas. No Paraná, o incremento previsto varia entre 15,8% a 18,2% em relação à safra anterior, que totalizou 25,09 milhões de toneladas.
"Em condições normais de clima, o Paraná tem potencial para recuperar as lavouras de feijão, milho e soja, que foram prejudicadas na safra passada", disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini. A safra 08/09 no Paraná foi prejudicada pela sequência de ocorrências climáticas que variaram desde uma seca severa no início do plantio da safra de verão no ano passado, passando por geadas e novos períodos de estiagem até o excesso de chuvas nos últimos dois meses. As chuvas ainda afetam as lavouras de trigo, as últimas a serem colhidas.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
SOJA – Como foi previsto pela Secretaria, a Conab confirma o avanço do plantio de soja, que ocupa espaço de outras culturas, como feijão e milho, e sinaliza uma safra recorde em torno de 13 milhões de toneladas para o grão.
No Paraná, a Conab prevê crescimento entre 5% e 7% na área plantada com soja, que deve passar de 4,06 milhões de hectares para entre 4,27 e 4,35 milhões de hectares. Com isso, a produção tem potencial para crescer entre 34,3% e 36,9%, em relação à safra anterior, que totalizou 9,5 milhões de toneladas do grão.
MILHO - A segunda safra de milho, plantada no início do inverno, pode repetir a área plantada na safra 08/09 que foi de 1,54 milhão de hectares. Mas a produção retoma seu potencial e pode ter incremento de 17,4% e atingir o volume de 5,37 milhões de toneladas, prevê a Conab.
FEIJÃO – Outro produto que está cedendo espaço para o plantio da soja é o feijão. Na primeira safra, que está sendo plantada, a cultura apresenta uma tendência de redução de área entre 11% e 8%. No ano passado, o feijão da primeira safra ocupou 322,2 mil hectares e este ano a Conab prevê um plantio entre 322,2 e 333 mil hectares (com AEN).