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Levantamento da FIEP

Concessionárias contestam pesquisa que reprova pedágio no Paraná

Redação Bonde
14 out 2013 às 17:24

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- AEN/Arquivo
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O diretor regional da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR/PR), João Chiminazzo Neto, afirmou que a pesquisa sobre o pedágio encomendada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) apresenta "notórias distorções". A ABCR enviou nota na tarde desta segunda-feira (14) para rebater os resultados do levantamento.

A pesquisa, divulgada na semana passada, aponta que 71% dos entrevistados consideram elevadas as tarifas de pedágio praticadas no Paraná; 63% preferem que as estradas sejam administradas diretamente pelo governo com o dinheiro dos impostos; 41% consideram fundamental a realização de mais obras, 25% são favoráveis à redução dos valores e outros 33,4% declaram as duas medidas como necessárias. A sondagem aferiu também que 41% dos entrevistados mostram-se insatisfeitos com as rodovias pedagiadas. Dentre os 2.512 entrevistados, 32% declararam não ser usuários das rodovias e 68% que as utilizaram pelo menos uma vez nos últimos 12 meses.

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Chiminazzo informou que um terço dos entrevistados não é usuário das rodovias pedagiadas, o que, no seu entendimento, "é um fator de distorção" dos demais índices, especialmente quando pede a pesquisados que não trafegam pelas estradas que respondam sobre sua qualidade. O representante das concessionárias disse, porém, que não se surpreendeu com a opinião da grande maioria de que as tarifas no Paraná são muito elevadas quando comparadas às cobradas nas novas concessões federais.

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"O alto índice dos que protestam contra o valor da tarifa praticado no Paraná decorre do "generalizado desconhecimento das diferenças entre um modelo de pedágio e outro: poucos sabem que o modelo implantado pelo governo paranaense apresenta exigências muito superiores àquelas que devem ser cumpridas pelas concessionárias das estradas federais", afirmou.

Uma das diferenças, segundo ele, é o fato de no Paraná as concessionárias serem obrigadas a manter mais de 300 quilômetros de rodovias nas quais não se cobra pedágio, "sem falar que todo o custeio da fiscalização policial e de obras, que deveria ser obrigação do governo, é arcado pelas empresas. "São custos altos que naturalmente pesam nas tarifas", ressalta.


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