O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) terá reajuste de 4,18% em Londrina, em 2010. O índice foi baseado pelo IPCAE, apresentado no último dia 15.
Neste ano, a prefeitura propôs a revisão da planta de valores do IPTU. O projeto encaminhado à Câmara previa reajuste de até 300% para 3% dos imóveis de Londrina, áreas valorizadas nos últimos anos como a Gleba Palhano e área comercial da avenida Saul Elkind. A matéria também concedia isenção do imposto para muitos moradores e redução da tarifa para 25 mil imóveis. No entanto, o projeto foi rejeitado pelo plenário da Câmara.
Para o secretário de Fazenda, Denilson Novaes, o município precisa discutir a revisão da planta em 2010 para corrigir injustiças. "Agora serão reajustados em 4,18%. A cidade precisa dessa revisão da planta, há uma injustiça muito grande sendo praticada. Hoje temos contribuintes pagando bem menos do que deveriam. Mas agora é cedo para discutir isso", avaliou.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Serão confeccionados 220 mil carnês. A expectativa do município é arrecadar cerca de R$ 80 milhões, a segunda maior da prefeitura. Os documentos serão enviados aos contribuintes a partir do dia 15 de janeiro.