O Conselho Regional de Biologia da 7ª região (CRBio-7) aprovou uma moção contra a instalação do aeroporto do projeto Arco Norte ao lado da Mata dos Godoy, zona sul de Londrina. A Mata é um fragmento de vegetação nativa com 690 hectares e considerado como local de alta prioridade para a conservação. Segundo ambientalistas, um aeroporto a menos de 500 metros, como desejam autoridades e empresários de Londrina, colocariam a reserva sob ameaça.
"Após o relato e discussão técnica sobre a proposta do Arco Norte, manifestamos contrariamente ao estabelecimento do aeroporto próximo dessa importante unidade de conservação", diz trecho do documento, assinado por 13 conselheiros do CRBio - entre eles, o biólogo Mario Orsi, professor doutor da UEL.
No mesmo passo do CRBio, o movimento "Arco Norte, Sim! Perto da Mata, Não!" já tem mais de 1 mil assinaturas em uma petição pela internet.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Quem adere à petição assina uma carta endereçada ao presidente da Acil, Flávio Balan; ao secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho; a Moacir Sgarioni, presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP) e a Alexandre Kireeff, prefeito de Londrina.
A carta pontua argumentos que questionam a viabilidade de um aeroporto de cargas ao lado da Mata dos Godoy. O abaixo-assinado deve ser enviado para Acil, SRP, Prefeitura e Governo do Paraná em outubro.