A consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2006 estará disponível a partir de quinta-feira (08). O contribuinte também poderá conferir no site da Receita Federal se caiu na malha fina e os motivos alegados.
No site da Receita, o contribuinte deve ir até a opção "Extrato da DIRPF", disponível abaixo do logotipo do órgão no lado esquerdo da página.
Com o número do CPF (Cadastro da Pessoa Física) e do recibo de entrega, o contribuinte vai ter acesso às informações ou saber que a declaração ainda está sendo processada pelo órgão.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Segundo dados preliminares da Receita, 1,1 milhão de contribuintes já tinham caído na malha fina neste ano com 85% das declarações processadas. Em 2006, 22 milhões enviaram os dados até o dia 28 de abril, prazo final estipulado pela Receita para a entrega sem multa.
Quem cometeu erros e caiu na malha fina deve fazer uma declaração retificadora, seguindo os mesmos procedimentos da primeira vez, inclusive optando pelo mesmo modelo (simplificado ou completo).
Fonte: Folha Online