As vendas no comércio varejista em outubro registraram aquecimento, informou hoje a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Segundo a entidade, as consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) para abertura de crediário cresceram 5% no mês em relação a setembro, enquanto os pedidos de informação ao SCPC/Cheque, para vendas à vista em pequenos valores, avançou 15,6%.
Os analistas da ACSP relacionam a retomada das vendas ao aumento dos prazos no crediário e às ofertas ligadas ao desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), concedido pelo governo federal. O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, também contribuiu para o cenário positivo.
Para a entidade, o indicador mostra "estabilidade com ligeira propensão para alta". Em relação a outubro do ano passado, o número de consultas ao SCPC teve queda de 3,6%. Já as consultas ao SCPC/Cheque aumentaram 3,9% em relação ao mesmo mês de 2008.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Inadimplência
A melhora das condições de crédito teve reflexos também na saída de consumidores do cadastro de inadimplentes do SCPC. Em outubro, o número de carnês de inadimplentes saindo do cadastro de inadimplentes foi 6,7% maior que o registrado no mesmo mês do ano passado. Já a quantidade de carnês em atraso que entraram no sistema teve leve alta, de 0,2%, no mesmo período.