Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Descontos

Consumidor deve ser indenizado por blecautes

Agência Brasil
15 dez 2009 às 16:03

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça (15) resolução que transfere para o consumidor o recebimento das multas das empresas de energia que têm blecautes frequentes. De acordo com a decisão, as companhias energéticas passarão agora a compensar diretamente o consumidor pelas falhas no fornecimento com descontos na conta do mês seguinte.

A sanção será aplicada nos casos em que o número de interrupções do fornecimento ficar acima do limite estabelecido pela Aneel. A compensação também poderá ser usada para quitar débitos quando o consumidor estiver inadimplente. O cálculo para saber o valor a ser compensado será estipulado pela agência e levará em conta o número de vezes que o problema ocorreu e quanto tempo o fornecimento ficou interrompido.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A sugestão partiu das próprias concessionárias de energia, que já pagavam um valor de compensação, mas também pagavam multas que eram direcionadas ao Tesouro Nacional. Após consulta da Aneel entre setembro e outubro deste ano, elas sugeriram que todo o valor das multas fosse revertido para o consumidor – ideia que foi acatada hoje na reunião da diretoria da agência.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC

As novas regras entram em vigor no dia 1º de janeiro de 2010. Com a nova resolução, estima-se que os valores pagos aos consumidores sejam cerca de 30% maiores que o que era pago antes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo