Três em cada dez mulheres admitem gastar excessivamente quando estão na TPM, segundo estudo inédito encomendado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Segundo a pesquisa, divulgada nesta terça-feira (12), 47% das mulheres entrevistadas já realizaram compras por impulso em momentos de tristeza, angústia ou ansiedade. Já entre os homens, este percentual cai para 37% dos casos.
Entre as mulheres, 32% justificaram o consumo por causa do período de Tensão Pré-Menstrual. Além da TPM, as consumidoras revelaram que as compras também foram impulsionadas pela baixa autoestima (49%) como problemas relacionados à vaidade e insegurança com a própria aparência.
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Entre os homens, a ansiedade com algum evento que se aproxima como viagens, férias ou festas foi a justificativa de 45% dos entrevistados. O consumo masculino também é motivado por crises no trabalho, razão citada por 38% dos participantes que responderam a pesquisa.