O consumo de energia elétrica do País poderá sofrer variações significativas durante o jogo da seleção brasileira nesta sexta-feira (25), das 11h às 13h. De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), é previsto que a carga sofra uma diminuição de 4% neste dia.
Conforme a previsão do Operador, durante as primeiras nove horas e meia do dia, o consumo de energia permanecerá normal, similar ao de uma sexta-feira típica. Entretanto, no período que anteceder o jogo, haverá uma redução gradativa da carga a uma taxa de 1.100 mil megawatts (MW) por minuto, um total de 10.300 MW.
A expectativa no decorrer do primeiro tempo é que o consumo continue caindo a uma taxa de 405 MW por minuto. Porém, no intervalo, espera-se, em 8 minutos, um pico de crescimento de carga de 3.300 MW, a uma taxa variável de até 1.800 MW por minuto.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Com o reinício da partida, ocorrerá uma redução no consumo de energia, retornando ao patamar que se encontrava ao final do primeiro tempo do jogo.
Término do jogo
Logo após o fim da partida, o ONS estima que haja uma retomada da carga de energia em uma elevação de 8.400 MW, em apenas 30 minutos. Segundo o ONS, o consumo sairá dos 54.700 MW médios para 52.500 MW médios.