A carga de energia no Sistema Interligado Nacional caiu 3,3% em outubro deste ano, comparado com outubro do ano passado. Houve queda nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Um dos motivos, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), foi o aumento no valor da energia elétrica. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (5), no Boletim de Carga Mensal.
Em relação a setembro deste ano, em outubro houve aumento de 2,6%, e no acumulado dos últimos 12 meses, crescimento de 1,2%. A maior queda entre outubro deste ano e igual período do ano passado foi na Região Sul, com -8,8%, seguido pelo Sudeste e Centro-Oeste, com -4,6%. No mesmo período, contudo, houve aumento nas regiões Nordeste (+1,8%) e Norte (+9,1%).
A alta do preço da energia elétrica, segundo a ONS, foi um dos fatores que pesaram na redução do consumo, segundo o boletim. "A elevação das tarifas de energia elétrica vem se refletindo nos padrões de consumo de energia, contribuindo para a redução da carga, principalmente nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul, onde o impacto dos aumentos tarifários tem sido maior".
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A íntegra do boletim pode ser acessada na página da ONS na internet.