O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou hoje (3) mais um recorde no consumo de energia elétrica no Brasil. De acordo com o ONS, o consumo do país, às 14h58 de hoje atingiu o pico de 70,1 gigawatts (GW). Ontem, o país já havia tido um recorde de 68,7 GW, aproximadamente no mesmo horário.
Em 2009, o recorde havia sido de 67,4 GW, registrado em 26 de novembro, segundo o ONS.
A diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, já havia chamado a atenção para o recorde ontem, ao informar que o ONS determinou a entrada em operação de usinas termelétricas para atender ao excesso de demanda por energia no país.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
"A geração de energia elétrica está crescendo por duas razões. Primeiro é o calor. Está muito quente e, portanto, o consumo de energia é maior. As classes média e baixa subiram um degrau e, por isso, há um consumo muito maior da linha branca [de eletrodomésticos]. E também do consumo industrial", disse.
Segundo a diretora, a Petrobras teve que gerar 3,2 GW de energia a partir de suas termelétricas, por determinação do ONS, para atender o excesso de consumo no país.