O consumo de energia elétrica aumentou 7,1% em setembro deste ano se comparada a setembro de 2009, passando de 33,1 mil gigawatts-hora (GWh) para 35,46 mil GWh, de acordo com informações divulgadas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Com a manutenção das elevadas taxas de crescimento mês a mês e da revisão da projeção de crescimento da economia brasileira, a EPE decidiu revisar sua estimativa para o crescimento do consumo nacional neste ano de 7,7% para 8,1%. Caso a previsão do órgão de planejamento do governo se confirme, o consumo elétrico em 2010 deverá alcançar 420 mil GWh.
No acumulado de janeiro a setembro, o consumo nacional totalizou 312,02 mil GWh, uma alta de 9% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, o aumento no consumo é de 7,3%, para 414,36 mil GWh, volume levemente inferior à nova estimativa da EPE.
Na comparação mensal, o destaque novamente ficou por conta do expressivo crescimento do consumo de energia das indústrias, que foi de 8% sobre setembro de 2009, para 15,78 mil GWh. Em agosto, o setor já havia apresentado crescimento de 9,5% ante o mesmo mês do ano passado. Os mercados residencial e comercial, destacou a EPE, permanecem com elevadas taxas de crescimento na comparação com igual período de 2009: 5,8% e 6,4%, respectivamente. A categoria Outros cresceu 7,7% na mesma base comparativa.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Quando considerado o consumo por regiões, o Sudeste se destaca, com expansão de 8,1%. Responsável pelo consumo de mais de 50% da energia do País, o Sudeste apresentou crescimento inferior somente à Região Norte, onde a alta no consumo foi de 9,1%. Em seguida apareceram as regiões Centro-Oeste (6,2%), Nordeste (5,4%) e Sul (5,3%).
Quando considerado apenas o mercado do Sudeste, o consumo industrial teve alta de 10,1% em setembro, ante o mesmo período do ano passado. Na região Centro-Oeste, por outro lado, foi reportado o menor crescimento de consumo na classe industrial: 0,8%.
A EPE também reportou na Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica que o consumo de energia no mercado livre apresentou crescimento de 14,8% em setembro, sobre o mesmo período do ano passado, para 9,5 mil GWh.