Um acordo firmado entre algumas lojas do comércio de rua em Londrina e o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindecolon) vai garantir o fechamento de algumas lojas do comércio de rua neste sábado (2). Para compensar a 'folga', estes estabelecimentos abrirão na segunda-feira (4).
A decisão de expediente um dia após o Ano Novo foi definida em uma convenção coletiva que trocou o feriado municipal do dia 10 de dezembro, aniversário de Londrina, pelo dia 4 de janeiro de 2016. No entanto, a definição gerou insatisfação em alguns comerciantes e funcionários, que preferiram estender o feriado de Ano Novo e retomar os trabalhos na segunda-feira.
"Alguns funcionários do comércio, em diálogo com os empresários, acordaram com o sindicato a inversão do expediente, trabalhando na segunda e fechando no sábado. O número de negociações foram mínimos, mas alguns estabelecimentos realmente optaram por essa condição", afirmou o presidente do Sindecolon, José Lima do Nascimento .
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Embora houvesse a possibilidade de alteração, menos de 10 lojas optaram pela troca no dia de expediente. "Permanece o que foi estabelecido na convenção de novembro; o comércio abre no sábado (2), das 9h às 18h e fecha na segunda-feira (4), respeitando o acordo firmado em compensação ao feriado do dia 10. O que ocorre é que algumas poucas lojas fizeram um acordo com o Sindecolon e devem inverter os dias de funcionamento, mas é a minoria", explicou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), Roberto Martins.
O Sindecolon não informou quais são as lojas que estarão fechadas neste sábado, por isso, a orientação é ligar para a loja pretendida para consultar sobre o dia e horário de funcionamento.