O governador Beto Richa e o diretor-presidente da cooperativa agroindustrial Agrária, Paul Illich, assinaram nesta quinta-feira (2) protocolo de intenções para a expansão da produção de malte cervejeiro no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, região central do Estado. Enquadrada no programa Paraná Competitivo, a unidade receberá investimentos de R$ 210 milhões e criará cerca de mil empregos, entre diretos e indiretos.
A Agrária é a primeira cooperativa paranaense a participar do programa do governo estadual de incentivos fiscais para novos investimentos. No ano passado, outro convênio pelo Paraná Competitivo permitiu a ampliação da indústria de processamento de milho da unidade. O objetivo do investimento é agregar maior valor à produção de cevada cervejeira e ampliar o volume de industrialização.
O protocolo de intenções prevê que, como contrapartida, aos incentivos fiscais, a cooperativa Agrária deverá investir na capacitação e formação de mão de obra e fomentar o plantio de cevada na região. De acordo com o secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, o objetivo é oferecer aos produtores uma alternativa de plantio durante o inverno.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A intenção é ampliar a área de cevada plantada de 40 mil hectares para 100 mil hectares em até oito anos. Segundo Ortigara, isso irá consolidar o Paraná como maior plantador nacional de cevada e reduzir os custos com importações, já que o Estado ainda não é autossuficiente na cultura. "É uma garantia para os agricultores e uma forma de garantir a qualidade do produto e geração de empregos", disse ele.