A Copel Telecom informou que voltará a oferecer sinal de internet sem fio aos veranistas do Paraná na temporada 2012/2013. Desta vez, serão atendidos oito balneários no Litoral e duas praias na Costa Oeste, às margens do reservatório da Usina de Itaipu.
No início deste ano, nas orlas de Guaratuba, Matinhos, Caiobá e Praia de Leste, 11 mil veranistas se cadastraram para acessar gratuitamente a internet, o que fez a companhia triplicar o número de rádios a serem instalados nos pontos de maior concentração de pessoas. "Além de propiciar a veranistas de todas as classes sociais conforto, entretenimento e informação durante a operação Verão Paraná, coordenada pelo Governo do Estado, a Copel Telecom desenvolverá alternativas para a utilização do sistema após a temporada, oferecendo o serviço à comunidade de forma comercial", disse o diretor de Geração e Transmissão de Energia e de Telecomunicações da Copel, Jaime de Oliveira Kuhn.
O sinal aberto e gratuito de internet estará à disposição do público a partir do fim de dezembro.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Hotspots - Interligadas por fibras ópticas, cada estação de rádio amplificadora permite obter acesso sem fio à internet em um raio de aproximadamente 200 metros – o hotspot – por meio de laptop, celular, tablet ou qualquer outro equipamento habilitado a operar em redes wi-fi. Basta ao usuário preencher um cadastro informando dados básicos – como nome e CPF – para receber da Copel um login e uma senha para acessar a rede.
Nesta temporada, o sinal remoto de internet em banda larga alcançará, além das áreas do Litoral beneficiadas na última temporada, também os moradores e frequentadores dos balneários de Ipanema, Shangrilá, Riviera, Pontal do Sul e Ilha do Mel, no Litoral, e das praias de Santa Helena e Itaipulândia, na Costa Oeste.
Outra novidade em relação à primeira experiência reside na criação de hotspots em áreas de grande adensamento de pessoas fora da faixa costeira. Em Guaratuba, por exemplo, além das praias, o sinal de internet chegará à praça central da cidade, um dos principais pontos de concentração de veranistas. Em Pontal do Sul, haverá áreas com cobertura wi-fi na região central e no ancoradouro para a Ilha do Mel.