A Copel informou ao mercado financeiro nesta quinta-feira (16) que seu Conselho de Administração aprovou a compra de participação em quatro parques eólicos que estão sendo instalados no interior do Rio Grande do Norte, no Nordeste brasileiro. Quando concluídas, essas centrais, que gerarão energia elétrica a partir da força dos ventos, terão potência instalada conjunta de 94 MW (megawatts), o suficiente para o atendimento do consumo de uma cidade com 200 mil habitantes, aproximadamente.
Segundo o comunicado emitido pela Companhia, ela está adquirindo participação de 49,9% nos parques eólicos Farol (com 20 MW), Olho d’Água (30 MW), São Bento do Norte (30 MW) e Boa Vista (14 MW) da Dreen Brasil Investimentos e Participações, empresa vinculada ao Grupo Galvão Energia. A participação remanescente de 50,1% permanecerá com a própria Dreen.
Os empreendimentos entram em operação em 2013 e sua produção já foi comercializada por meio de contratos com 20 anos de duração no 2o leilão de fontes alternativas realizado em agosto passado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A instalação dos quatro parques eólicos tem previsão de contar com financiamentos e de ser enquadrada no Reidi (Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura). O faturamento dos empreendimentos deverá girar em torno de R$ 50 milhões anuais (com AEN).