A Copel entrega oficialmente, nesta sexta-feira (21), a nova subestação de Sarandi, cidade vizinha a Maringá. A obra foi construída com investimento de cerca de R$ 22 milhões e vai reforçar a oferta de energia aos quase 45 mil consumidores atendidos na região, beneficiários diretos do empreendimento, além de ampliar a confiabilidade operacional do sistema.
Operando na tensão de 230 mil volts, a subestação Sarandi está conectada às unidades de Apucarana e Maringá. Ela recebe e processa grandes blocos de energia, fracionando-os e rebaixando sua tensão para alimentar subestações menores, situadas mais próximas das áreas de consumo. A nova unidade que a Copel inaugura está equipada com um transformador de 150 MVA (megavolts-ampères) de potência e suprirá três linhas de transmissão em 138 mil volts, que têm por destino as subestações Horizonte, área urbana de Maringá, Jardim Tropical, em Sarandi, e a subestação de Mandaguari.
O empreendimento da subestação Sarandi, cujas obras tiveram início em 2004, exigiu a construção de quatro quilômetros de linhas de transmissão para a sua conexão ao restante do sistema elétrico e também investimentos na ampliação, modernização e reforço nas subestações Maringá e Apucarana. Totalmente automatizada, a nova subestação da Copel é operada e controlada em tempo real a partir do Centro Regional de Transmissão de Maringá.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Informações da AEN