A Corol Cooperativa Agroindustrial de Rolândia (PR) iniciou nesta sexta-feira (19), o processo de esmagamento da uva para produção do suco concentrado. Uma solenidade com a presença de autoridades marcou oficialmente o início da industrialização da uva.
Nessa mesma fábrica, a Corol produz desde agosto de 2001, suco concentrado de laranja, o qual é exportado para diversos países. A uva industrial, cuja instalação de novos equipamentos demandou investimentos de R$ 3,5 milhões, é parte do Projeto de Fruticultura da Corol que também processará ali outras frutas como abacaxi e maracujá.
Ao lado da Citrus foi construído um prédio de 800 metros quadrados para receber a produção da uva. Também foi adquirida câmara fria com capacidade para 330 mil litros de suco concentrado.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Oportunidade para agregar valor dentro do processo de diversificação da propriedade, a uva gera hoje 500 empregos no campo. A capacidade instalada é de 10 mil toneladas (40 dias de operação), com a produção de 1,5 mil toneladas de suco concentrado.
Para o presidente da Corol, Eliseu de Paula, a grande vantagem para o produtor, além da importante rentabilidade gerada pela uva, é que dentro de um Projeto Integrado como esse ele tem segurança, desde a escolha das mudas, assistência técnica em todas as fases do processo, comercialização garantida e ainda participa do resultado industrial.