O Ministério Público Federal (MPF) em Londrina propôs, na última semana, ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra um correspondente bancário da Caixa Econômica Federal. Jefferson Alves Montanini, por meio da empresa Gilberto Montanini e Cia. Ltda, prestadora de serviço de "correspondente Caixa Aqui", é apontado pelo MPF como autor de uma fraude que causou um prejuízo ao patrimônio público de R$ 59.368,95, considerando a correção monetária.
O contrato de prestação de serviço de correspondente bancário firmado entre a Caixa e a empresa Gilberto Montanini e Cia. Ltda foi firmado em outubro de 2007. De acordo com o contrato, a empresa prestadora de serviço executaria os serviços como recebimentos e pagamentos relativos a contas de depósitos à vista, a prazo e de poupança, pagamentos, além de outras atividades decorrentes de convênios de prestação de serviços mantidos pelo banco. Em novembro de 2008, a Caixa identificou que o correspondente arrecadou e deixou de repassar à instituição financeira o valor de R$ 38.907,10. As investigações policiais confirmaram a diferença dos valores arrecadados pelo correspondente bancário e repassados à Caixa durante a vigência do contrato.
Na ação proposta, além de outros pedidos, o MPF requereu que Jefferson Alves Montanini seja condenado à perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao seu patrimônio, ao ressarcimento integral do dano e ao pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial.