O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (CREA-PR) está realizando neste mês de novembro, em todo o estado, ações de Fiscalização de Empreendimentos em Funcionamento (FEF) com foco em frigoríficos e laticínios.
Na região de Londrina, 68 empresas devem ser vistoriadas por fiscais do Conselho. Entre os principais itens verificados estão a manutenção de caldeiras, das lagoas de tratamento de efluentes e a correta destinação de resíduos.
Segundo o facilitador da fiscalização no núcleo norte, engenheiro eletricista Rubens Galera Gonzales Junior, os fiscais verificam nas empresas se há responsáveis técnicos pela manutenção dos equipamentos em questão.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
"Até o momento, 20% dos relatórios de fiscalização apontam indícios de irregularidades, ou seja, não foram identificados os responsáveis técnicos", comenta. Neste caso, o CREA notifica a empresa, que tem um prazo determinado para apresentar o responsável. Se isso não ocorrer, será feito então um auto de infração.
Gonzales esclarece que a fiscalização de empreendimentos em funcionamento é de suma importância, tanto ambiental quanto para a segurança no trabalho. "As caldeiras, por exemplo, têm vapor sob pressão e seu correto funcionamento depende de manutenção periódica obrigatória por um profissional responsável técnico", destaca. "Do mesmo modo, as lagoas de tratamento precisam estar sob constante supervisão para que não venham a ocorrer problemas como tratamento incorreto dos efluentes", finaliza o facilitador do CREA.