O Telefónica Open Future, programa global que agrega as iniciativas do Grupo Telefónica (controlador da Vivo), relacionadas ao empreendedorismo e à inovação aberta, anuncia nesta terça-feira (17) o lançamento do segundo espaço de crowdworking no Brasil. Implantado em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o Sebrae Paraná, o espaço abrigará startups de base tecnológica com vistas ao desenvolvimento de negócios nas áreas de Internet of Things (IoT), aplicativos B2B, soluções de digitalização "end to end" (E2E), Redes, Segurança, Big Data e Agrobusiness, entre outros segmentos estratégicos.
A ideia é ajudar a impulsionar o talento local e incentivar jovens com vocação empreendedora a colocar em prática suas iniciativas, fornecendo infraestrutura de espaço, suporte técnico e mentoria para que, caso o projeto avance, possa continuar a ser apoiado pela Wayra, a aceleradora de startups da Telefónica, onde poderá receber financiamento. "Vamos utilizar uma metodologia de desenvolvimento de negócios moderna e já testada, além de ajudar a ampliar os contatos dos empreendedores com um ecossistema mundial de inovação", afirma Renato Valente, Country Manager do Open Future e diretor da Wayra Brasil.
O espaço funcionará na sede da Aintec - Agência de Inovação Tecnológica, por meio da Intuel – Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL, no próprio campus da universidade. "A Intuel tem trabalhado nos últimos 15 anos na promoção do empreendedorismo inovador em Londrina e região. Essa parceria vai contribuir para o desenvolvimento de novas empresas, trazendo para o nosso ecossistema de inovação, uma proposta de capilaridade internacional de promoção de startups. Queremos com isso, gerar mais negócios, promover a interação em inovação aberta e possibilitar a projeção de empresas em grande escala", explica Edson A. Miura, diretor da Aintec.
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A implementação desse novo crowdworking contará também com a parceria do Sebrae-PR para apoiar as startups em seu período de maturação. Para Fabrício Bianchi, consultor do Sebrae/PR, a parceria com a Telefônica e com a Aintec/Intuel no projeto de crowdworking vai fortalecer o ecossistema de startups na região. "O formato adotado pela Telefônica para fazer a pré-aceleração é fantástico e vai favorecer o desenvolvimento de projetos inovadores. Além disso, a proposta do crowdworking vai aproximar as startups de Londrina e região de um player mundial importante, que é a Telefônica. Para o ecossistema de negócios da cidade é muito importante estar no radar da Telefônica e usufruir dos mecanismos de aceleração que o grupo oferece", diz.
No norte do Paraná, o Sebrae/PR possui uma linha de atendimento voltada exclusivamente para as startups, que são empresas ancoradas em um modelo de negócios repetível e escalável. O projeto contempla, até agora, a participação de 182 empresas.
"Estamos muito contentes de acrescentar Londrina a nosso programa global de inovação aberta, o Telefónica Open Future. Estamos seguros de que Londrina, por meio da UEL, facilitará que as startups locais se aproximem mais diretamente da Vivo e do Open Future e se crie uma relação profissional que beneficie todas as partes. Ademais, o apoio do Sebrae é chave para concretizar esse acordo. Com esta aliança, continuamos a implantação do Telefónica Open Future no Brasil, ampliando nossa rede de apoio ao talento e incorporando-o aos melhores ecossistemas inovadores do país", diz Ana Segurado, diretora global do Open Future.
Parcerias com a Vivo
O programa Open Future atua com o conceito de inovação aberta e um de seus propósitos é promover parcerias entre a Vivo e as startups, na oferta de serviços ao cliente ou de processos inovadores para a gestão da empresa. Até aqui, ao menos oito empresas aceleradas pela Wayra já fizeram negócio com a operadora.
O primeiro crowdworking foi lançado em fevereiro junto ao Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações, de Santa Rita do Sapucaí (MG) e em parceria com a Ericson. Os empreendedores estão sendo selecionados para início de atividades ainda em maio. Segundo Valente, a expectativa é de que esses novos projetos continuem a trajetória de sucesso de empreendedores que passaram pela Wayra e que conseguiram, entre outras coisas, obter rodadas de financiamento superiores a um milhão de euros.
No Paraná, a Vivo está presente com 2,2 milhões de clientes de telefonia móvel, 853 mil de voz fixa, 569 mil de Banda Larga e 161 mil de TV (dados da Anatel de março). A companhia conta hoje com 19 lojas próprias (9 em Curitiba e 10 no interior do Estado) e 90 revendas (22 em Curitiba e 68 no interior do Estado). Em 2015, a companhia investiu R$ 1,23 bilhão no Estado, principalmente em qualidade, expansão de rede e atendimento.