Uma pesquisa da revista Forbes apontou Curitiba como a terceira cidade mais "esperta" do mundo. A pesquisa The World's Smartest Cities, publicada no site www.forbes.com, considera esperta a cidade que se preocupa, de forma conjunta, em ser ecologicamente sustentável, com qualidade de vida, boa infraestrutura e dinamismo econômico.
Nos primeiros lugares, ficaram Cingapura e Hong Kong. Depois de Curitiba, aparecem Monterrey, Amsterdã, Seattle, Houston, Charleston, Huntsville e Calgary.
"Uma cidade esperta tem que ser mais do que ecologicamente sustentável. Tem que cuidar de infraestrutura, qualidade de vida e dos fundamentos econômicos", diz Joel Kotkin, pesquisador de Estudos de Urbanismo Futuro, autor da pesquisa da Forbes. "A tendência contemporânea é das cidades espertas serem pequenas, compactas e mais eficientes."
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O sistema curitibano de transporte coletivo é citado pela revista como sendo inovador. As estratégias de desenvolvimento econômico de Curitiba são classificadas como equilibradas.
A revista afirma que as dez cidades espertas são cidades verdes e possuem know-how, aproveitando de sua localização e recursos para melhorar sua situação econômica e isto será o sustento de seus sucessos no futuro.
As cidades mais espertas do mundo:
1º - Cingapura, Cingapura
2º - Hong Kong, China
3º - Curitiba, Brasil
4º - Monterrey, México
5º - Amsterdã, Holanda
6º - Seattle, EUA
7º - Houston, EUA
8º - Charleston, EUA
9º - Huntsville,EUA
10º - Calgary, Canadá