Curitiba é a segunda cidade mais digital do Brasil, logo depois de Belo Horizonte (MG), conforme o Índice Brasil de Cidades Digitais, divulgado nesta terça-feira à noite (14) em São Paulo. Trata-se do primeiro ranking de cidades brasileiras consideradas de ponta no uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC).
O trabalho foi organizado pela Momento Editorial, que publica as revistas Wireless Mundi e ARede, em parceria com a CPqD, instituição independente que desenvolve soluções nas áreas de telecomunicações, financeira, energia elétrica, industrial, corporativa e administração pública.
"Trata-se do reconhecimento, por instituições sérias e independentes, do notável trabalho da Prefeitura de Curitiba pela informática pública", comentou o diretor-presidente do Instituto Curitiba de Informática (ICI), Renato Rodrigues.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O presidente do ICI lembrou que, entre as cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014, Curitiba também é a segunda mais equipada, logo após Belo Horizonte.
O IBCD o Índice Brasil de Cidades Digitais começou a ser desenhado com base nos 100 municípios mais equipados com TICs, que receberam um questionário com 15 indagações. Estas, segundo a Momento Editorial, foram formuladas "a partir de critérios relacionados à infraestrutura tecnológica, disponibilidade de serviços digitais e acessibilidade (voltada a portadores de deficiência física ou visual e analfabetos)". Foram validados 75 questionários, após checagem dos dados e de seu cruzamento com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). (com agência de notícias Prefeitura de Curitiba)