Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Curitiba Empreendedora

Curitiba lança programa de incentivo às micro e pequenas empresas

Redação Bonde com Prefeitura de Curitiba
05 nov 2013 às 15:27

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!

A Prefeitura de Curitiba lançou nesta segunda-feira (4) o Programa Curitiba Empreendedora, um conjunto de medidas para estimular o desenvolvimento e facilitar a vida das micro e pequenas empresas da cidade (segmento com faturamento de até R$ 3,6 milhões por ano).

O pacote inclui também a regulamentação das compras da Prefeitura junto a micro e pequenas empresas, incentivos não tributários, desburocratização e oferta de serviços, por meio de uma parceria com o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Paraná (Sebrae/PR).

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


"É um programa estratégico, que reconhece a importância desse segmento para a economia da cidade. Não é uma mera ajuda às micro e pequenas empresas, mas um programa de desenvolvimento econômico", disse o prefeito Gustavo Fruet.


O programa é dividido em duas vertentes. No aspecto institucional, serão encaminhadas providências para melhorar o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas. A primeira é o envio para a Câmara do projeto da Lei Geral, nos moldes das melhores experiências nacionais neste quesito. O projeto segue as diretrizes da legislação nacional, mas dá ênfase especial à economia criativa, economia verde, cidade digital e inovação.


Também será editado um decreto regulamentando o tratamento diferenciado para as pequenas empresas nas compras do Município. O texto estabelecerá que 25% de todo o volume de compras do Município devem ser feitos junto a empresas de micro e pequeno portes. Esta medida aumenta o número de fornecedores da Prefeitura e, por consequência, incentiva a criação de empregos.


As licitações para compras que envolvem valores até R$ 80 mil serão direcionadas exclusivamente para pequenos negócios. O segmento também terá prioridade quando, numa licitação, apresentar proposta de valor igual ou até 10% superior às das demais empresas.


Além disso, a legislação permitirá que empresas com contratos com a Prefeitura subcontratem de pequenas empresas até 30% do valor do contrato, com possibilidade de pagamento direto aos pequenos. Outra novidade é que pequenas empresas com débitos tributários e previdenciários poderão participar de licitações, devendo quitar as pendências até a assinatura do contrato.


A outra vertente do programa é voltada para estimular a melhoria da competitividade das empresas. A Prefeitura vai criar 10 Espaços Empreendedor, um em cada Rua da Cidadania. Será um local onde empresários de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais terão orientação para formalização de empresas, capacitação e acesso a serviços de consultoria, intermediação de crédito e busca tecnológica.


O atendimento nesses espaços será feito por meio de um termo de cooperação técnica com o Sebrae/PR. A prefeitura irá fornecer a estrutura, os locais, os técnicos e os equipamentos de informática. O Sebrae ficará responsável pelas capacitações e consultoria.


O primeiro Espaço Empreendedor já está funcionando, na Rua da Cidadania do Pinheirinho. Os demais serão instalados no ano que vem.

Cadastre-se em nossa newsletter

A regional Pinheirinho foi escolhida por apresentar a maior demanda por atendimento aos empreendedores, entre nove as regionais. Entre janeiro e setembro deste ano, 20.792 empresas procuraram os postos de atendimento da Agência Curitiba nas nove regionais. Destes, 5.362 atendimentos ocorreram no Pinheirinho.


Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas