Jovens acima de 16 anos que estejam procurando o primeiro emprego, ou que se encontrem desempregados, terão uma boa oportunidade nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16), quando será realizado o Mutirão do Primeiro Emprego.
Mais de 600 vagas de emprego e outras 1.000 para a qualificação profissional estarão sendo oferecidas no mutirão, que acontece no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Uberaba. Esse bairro foi escolhido por ser a regional Cajuru a que possui maior demanda de jovens sem ocupação econômica.
"Estamos trabalhando com vagas de perfil regionalizado para evitar que os candidatos tenham de se deslocar da região onde moram, dificultando seu acesso ao cadastro e encaminhamento", disse Mirian Gonçalves, vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Ela explica que a atual gestão da Prefeitura está descentralizando os serviços públicos para facilitar o acesso da população que mais precisa das ações da administração municipal.
Além das vagas de emprego, o mutirão oferece encaminhamento para cursos de capacitação gratuitos, confecção de carteira de trabalho e outros serviços da Prefeitura.
Há vagas, entre outras, para auxiliar de linha de produção, recepcionista, auxiliar administrativo e desenhista web. A média de exigência para a ocupação das vagas é o ensino médio, mas há disponibilidade de colocação para outros níveis de escolarização.
Cursos - O evento vai divulgar mais mil vagas para a qualificação profissional, sendo 600 vagas do ProJovem- Programa Nacional de Inclusão de Jovens - que oferece a conclusão do Ensino Fundamental; e mais 400 vagas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Plano Territorial de Qualificação (Plantec), do Ministério do Trabalho e Emprego. As aulas serão ministradas do Instituto Federal do Paraná, SESC – Serviço Social do Comércio – e Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.
O ProJovem oferece vantagens como a conclusão do Ensino Fundamental em 18 meses; qualificação profissional pelo Pronatec; conhecimento em informática; aulas no período diurno e noturno e salas de acolhimento para atender os filhos de estudantes com idade entre 0 a 8 anos, no período noturno. Além disso, cada aluno recebe um lanche diário, Kit de material escolar, material didático e um auxílio financeiro de até R$ 1.800,00 a ser repassado em 18 meses, ou seja, o tempo de duração para a conclusão do ensino fundamental.
Para se inscrever ao ProJovem basta apresentar CPF, RG e comprovante de endereço. As aulas começam em 23 de setembro.
Serviço:
Mutirão do Primeiro Emprego
Data: 15 e 16 de agosto de 2013 (quinta e sexta-feira)
Horário: 9h às 16 horas
Local: CRAS Uberaba - Rua Augusto David de Moraes, 160, bairro Uberaba.