A montadora alemã Daimler informou nesta sexta-feira que contratou 1,4 mil novos funcionários no Brasil e que aumentará sua capacidade de produção anual em 15%, para 75 mil veículos em sua fábrica de caminhões em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, após assinar um financiamento de 460 milhões de euros (US$ 1,1 bilhão) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
"O Brasil é um mercado com oportunidades de crescimento tremendas. Nós pretendemos explorar totalmente esse potencial", disse o presidente da Mercedes-Benz Europa e América Latina na Daimler Trucks, Hubertus Troska, em comunicado. Ele chamou a expansão de "o passo certo no momento certo". A Mercedes-Benz do Brasil é a maior fábrica de caminhões da Daimler fora da Alemanha.
Além do aumento da capacidade, a Daimler planeja "modernizar nossa produção, logística e as unidades de serviço", disse o presidente Mercedes-Benz do Brasil, Juergen Ziegler. A decisão da Daimler faz parte de um esforço mais amplo do grupo para aumentar sua presença em mercados emergentes como Brasil, China e Rússia e para se beneficiar do potencial de expansão desses países.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A Daimler manteve-se no posto de maior fabricante mundial de caminhões no ano passado, apesar de ter registrado uma queda de 42% de suas vendas, para 165.576 veículos. Seu prejuízo antes de juros e impostos somou 1 bilhão de euros e a receita caiu 36%, para 18,4 bilhões de euros. As informações são da Dow Jones.