Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Levantamento

De cada 100 empresas abertas no Estado, 75 sobrevivem

Redação Folha de Londrina
22 ago 2007 às 10:11

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

De cada 100 micro e pequenas empresas abertas no Paraná, 25 fecham as portas após os dois primeiros anos de atuação. É o que diz a Pesquisa Taxa de Sobrevivência e Mortalidade das Micro e Pequenas Empresas Brasileiras, realizada pelo Instituto Vox Populi e divulgada na segunda-feira pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Pequeno e Microempresas (Sebrae).

No Paraná essa sondagem ajudará a nortear a gestão do novo diretor superintendente do Sebrae no Estado, Allan Campos Costa, que assumiu o cargo na quinta-feira passada. Segundo ele, quando os empreendedores buscam soluções para seus negócios no Sebrae, a taxa de sobrevivência aumenta para 80%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em contrapartida, 88% das empresas que fecharam em dois anos não procuraram nenhum tipo de apoio. ‘A maior causa de insucesso é incompetência gerencial e não a falta de dinheiro’, completa. Segundo a pesquisa, 49% das empresas buscaram serviços de desenvolvimento empresarial.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


No Paraná foram entrevistados 413 pessoas nos setores da indústria, comércio e serviços, que correspondem, respectivamente, a 11%, 50,5% e 38,5% das empresas ativas no estado.


De acordo com a pesquisa, a maioria das micro e pequenas empresas do estado nasceu de investimentos próprios. Segundo a avaliação, 94% dos empresários abriram seus negócios com dinheiro do próprio bolso, sendo que 74% tinham acima de 80% do valor necessário. Essa característica é positiva na avaliação de Allan Campos. ‘Com recursos próprios o empreendedor foge dos juros dos bancos e consegue ter maior rentabilidade’, explica.

O perfil dos empresários paranaenses também varia, 62% das empresas avaliadas são comandadas por homens e 38% por mulheres. Oito por cento têm entre 18 e 24 anos, 14% entre 25 e 29 anos, 39% entre 30 e 39 anos, 22% entre 40 e 49 anos, e 17% com mais de 50 anos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo