O varejo de shopping prevê alta de 7% nas vendas para o Dia das Mães, de acordo com levantamento realizado pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping). O Dia das Mães é a segunda maior data do ano para o varejo de shopping, ficando atrás somente do Natal.
Segundo a entidade, após uma Páscoa rentável, com índices de vendas que superaram os registrados na Páscoa passada, os lojistas apostam em diferentes estratégias para manter o interesse dos consumidores, seja por meio de ações de marketing em veículos de comunicação, seja com o lançamento de novos produtos e outras promoções.
Além disso, os shoppings já preparam uma programação especial para os dias que antecedem a data, como workshops de maquiagens, desfiles de moda, entre outras atrações. E, desde o fim de março, empresas que comercializam artigos de interesse feminino elaboram ações específicas para atrair antecipadamente seus clientes.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
"Grande parte do sucesso do varejo nacional deve-se às mulheres. E os lojistas, conscientes do poder de compra deste público, utilizam-se de diversas ferramentas de incentivo, tornando ainda mais dinâmico o dia-a-dia dos centros de compras e dos que ali atuam", afirma o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun.
Abertura de shopping
O crescimento nas vendas também é motivado pela entrada de mais estabelecimentos no varejo, desencadeada pela abertura de novos shoppings por todo o Brasil.
A Alshop aponta ainda que, entre os os produtos mais procurados nas lojas, estão artigos para o lar e objetos de decoração, CDs e DVDs, bijuterias e acessórios, além de roupas e sapatos. O destaque, no entanto, fica com Perfumaria e cosméticos, que deve ter o crescimento mais acentuado, chegando a 15%.
Como a Copa do Mundo será no mês seguinte ao Dia das Mães, os lojistas estimam também que vão ganhar a preferência feminina televisores de LCD, celulares com televisão, entre outros aparelhos de imagem.
Contratações de temporários
Em relação às contratações de profissionais temporários, a entidade afirma que grande parte dos varejistas aproveitará as pessoas que atuaram em datas anteriores, como a Páscoa, Carnaval e Natal, para atender à maior demanda de consumidores no Dia das Mães, deixando de lado a busca por novos trabalhadores. (Fonte: InfoMoney).