O varejo em Londrina registrou aumento de vendas neste Dia das Mães. No entanto, a média de crescimento, de 8% no comércio local, ficou três vezes abaixo dos 24% esperados pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil).
Entre os lojistas pesquisados pela entidade, 53% informaram ter vendido mais do que em 2011. Para 24%, o desempenho foi equivalente ao do ano passado e 21% registraram queda nas vendas.
No universo de comerciantes que tiveram alta nas vendas, o crescimento médio foi de 18%. Os lojistas que venderam menos do que em 2012 destacam três motivos para a queda: endividamento dos clientes (7%), tempo chuvoso (6%) e altas nos preços (2%).
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Vale lembrar que o Dia das Mães de 2011 foi um dos melhores dos últimos anos. Registrar aumento de vendas em comparação com o ano passado é, portanto, um dado bastante positivo para o comércio local.