As vendas de presentes para o Dia das Mães este ano cresceram menos em relação ao registrado em maio do ano passado, confirmando a tendência de desaceleração para o varejo em 2014. Três indicadores divulgados hoje confirmam essa perda de força, já apontada pelos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as vendas de presentes cresceram 2,9% em relação a 2013, considerando o observado no período de 5 a 11 de maio.
A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que administra o Cadastro Positivo, registrou aumento de 2,7% no mesmo período.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Já os dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) apontam queda de 3,55% nas vendas a prazo no período de 4 a 10 de maio.
Em maio do ano passado, o volume de vendas superou o registrado em 2012 em 5,3%, segundo o Serasa Experian, e em 4,5%, de acordo com a Boa Vista SCPC. Para as compras a prazo, a CNDL e o SPC Brasil registraram aumento de 6,44% em 2013.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no varejo registraram leve alta de 0,2% em fevereiro na comparação com janeiro, mostrando perda de força devido à moderação no consumo. A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do instituto fechou 2013 com crescimento de 4,3%, a menor variação registrada em dez anos. Em 2012, essa taxa havia ficado em 8,44%.
No fim de abril, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) informou que deve reduzir a expectativa de crescimento para o setor, atualmente em 5,5%, para 5% em 2014.
Economistas apontam a aceleração da inflação e o custo do crédito mais elevado (que tem impacto sobre as vendas a prazo) como os fatores que influenciaram a postura mais contida do consumidor na hora de fazer compras.