É tradição presentear familiares, amigos e, principalmente, crianças com ovos, coelhos, barras e bombons de chocolate na Páscoa. Com a proximidade da data, o Procon-PR orienta os consumidores quanto a alguns cuidados a serem tomados para não errar na hora da compra e assim evitar problemas.
Uma recomendação importante do Procon é a de que o consumidor esteja atento à qualidade do produto. São fundamentais certificar se não há violações na embalagem e observar se as informações como peso, marca, número, validade, composição e conservação, entre outras, estão visíveis.
Cuidado especial para os ovos de Páscoa que oferecem brinquedos. Compre apenas depois de consultar a idade mínima para o consumo do brinquedo e verifique a existência do selo do Inmetro. Não esqueça que há opções de chocolate diet, recomendadas aos diabéticos, por isso a atenção deve ser redobrada. O produto não se destina às pessoas que fazem dieta uma vez que apresenta alto teor de gordura.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Presentes alternativos
Vale também presentear de maneiras alternativas: frutas secas, cestas de frutas, DVDs, CDs, livros e eletrônicos em geral podem agradar mais. Caso adquira ovos de chocolate, evite as tentações das compras a prazo para não comprometer o orçamento.
Exigir sempre nota fiscal é um dever do consumidor, pois é o documento necessário para efetuar a troca ou reclamar de possíveis problemas.