Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nova tecnologia

Dispositivo a laser pode substituir velas em motores

BBC Brasil
26 abr 2011 às 08:54

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Lasers podem muito em breve substituir velas para a ignição de combustíveis no motor de automóveis, segundo pesquisadores da Romênia e Japão.

A equipe pretende apresentar seu trabalho no dia 1º de maio em uma conferência sobre lasers e eletro-ópticos em Baltimore, no Estado de Maryland, Estados Unidos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O grupo diz ter criado um dispositivo semelhante às velas que, em vez de provocar ignição da mistura de combustível e ar nos motores com uma faísca elétrica, aciona jatos de laser.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


A tecnologia pode melhorar a eficiência do motor e reduzir a poluição, já que produz a combustão de uma quantidade maior da mistura, diz a equipe.

Publicidade


Os pesquisadores estão em negociações com um fabricante de velas.


A ideia de substituir a vela - uma tecnologia que mudou pouco desde que foi inventada, 150 anos atrás - com lasers não é nova.

Publicidade


A vela inflama apenas a mistura de combustível que está perto da faísca, reduzindo a eficiência do combustível. E, com o passar do tempo, o metal de que ela é feita é lentamente corroído.


Mas a ideia de motores que usam laser para iniciar a combustão só se tornou viável com o advento de lasers menores.Pó de CerâmicaO novo sistema é capaz de focar dois ou três raios laser dentro dos cilindros do motor e em altitudes variáveis.

Publicidade


Isso produz uma combustão mais completa e evita a questão da degradação com o passar do tempo.


Entretanto, a tecnologia requer o uso de lasers com energias de alto pulso. Como acontece com a vela, uma grande quantidade de energia é necessária para produzir a ignição do combustível.

Publicidade


"No passado, lasers que poderiam atender a esses requerimentos eram limitados a pesquisas básicas, porque eram grandes, ineficientes e instáveis", disse Takunori Taira, dos Institutos Nacionais de Ciências Naturais em Okazaki, no Japão.


"Também não podiam ser localizados longe do motor, porque seus raios poderosos destruiriam quaisquer fibras óticas que levassem luz aos cilindros".A equipe vem desenvolvendo uma nova abordagem para o problema: lasers feitos de pó de cerâmica que são comprimidos dentro de cilindros do tamanho de velas.

Publicidade


Esses dispositivos de cerâmica concentram energia a partir de lasers compactos, de menor potência, que são enviados por fibra ótica liberando essa energia em pulsos com duração de apenas 800 trilionésimos de segundo.


Diferentes dos cristais delicados tipicamente usados em lasers de grande potência, as cerâmicas são mais robustas e podem tolerar melhor o calor dentro do motor de combustão.

A equipe pretende comercializar a tecnologia e está em discussões com o fabricante de componentes de automóveis Denso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo