Após um período de pouco mais de uma semana no Japão, o vereador Mario Takahashi (PV) se prepara para desenvolver ações que fortaleçam os laços de amizade e cooperação entre aquele país e o Brasil. Takahashi informou que em todos os contatos com empresários e autoridades japonesas valorizou o alto potencial de Londrina como polo educacional, tecnológico e econômico da região Norte do Paraná. "Fiz questão de salientar que a visão macro dos japoneses sobre o Brasil, um país atrasado e com baixos índices de PIB e IDH, não pode ser a mesma da nossa região. Londrina e o Norte do Paraná apresentam alto índice de desenvolvimento, boa qualidade de vida, solo fértil e uma população empreendedora", afirmou o vereador.
A viagem de Takahashi, integrante da Mesa Executiva da Câmara de Vereadores, foi totalmente custeada pelo governo japonês, interessado em estreitar os contatos econômicos com o Brasil e outros países da América Latina, por meio de jovens lideranças nikkeis. A escolha de Takahashi pelo Consulado Japonês no Paraná contou com o empenho do veterano vereador Roberto Kanashiro (PSDB). O jovem vereador londrinense (36 anos) foi o único representante do Paraná e participou da missão de intercâmbio acompanhado por dois nikkeis do Estado de São Paulo além de representantes do Paraguai e do México. A viagem de Takahashi teve início no dia 22 de fevereiro, com retorno ao Brasil no último dia 4
Uma das palestras proferidas por Takahashi, oportunidade na qual divulgou o potencial de Londrina e região, foi realizada no Ministério das Relações Exteriores de Assuntos da América Latina e do Caribe, durante encontro coordenado pelo diretor-geral do Ministério, Akira Yamada. O grupo de jovens lideranças nikkeis também foi recebido pelo vice-ministro Parlamentar, Kenta Wakabayashi para tratar do fortalecimento da Rede de Comunicação dos Nikkeis da Região da América Latina e do Caribe.
Takahashi também divulgou Londrina nas reuniões que manteve com a Japan External Trade Organization (JETRO), órgão que atua na promoção do comércio e investimentos mútuos entre o Japão e os demais países; e com a Japan International Cooperation Agency (JICA), agência responsável por ações nas áreas econômica e de desenvolvimento do Japão. Outra visita importante foi ao Banco de Desenvolvimento do Japão (JBIC), instituição que fomenta investimentos em projetos fora do País.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Os integrantes da missão de jovens nikkeis ao Japão visitaram ainda a Casa Imperial, oportunidade na qual foram recebidos pelo príncipe Akishino, o segundo filho do Imperador Akihito. O príncipe estava acompanhado da princesa Kiko e lembrou da sua participação nas festividades do IMIN 100, em 2008, nas cidades de Londrina e Rolândia, e dos contatos à época com o ex-deputado federal já falecido Antonio Ueno. Ainda de acordo com o vereador Mario Takahashi, o príncipe Akishino ressaltou a importância da visita das jovens lideranças nikkeis ao Japão para a evolução das relações entre a América Latina e aquele país.
A programação também se estendeu para visita à sede da empresa Panasonic em Tóquio, capital do Japão, onde os jovens nikkeis conheceram as modernas tecnologias de sustentabilidade ambiental e foram convidados para participar de um passeio pela região montanhosa de Hakone, um dos pontos turísticos mais visitados daquele país. "Durante a viagem, procurei representar dignamente a Câmara de Vereadores em todos os contatos que mantive. Creio ter conseguido apresentar o Legislativo Londrinense como uma importante ponte para a viabilização do intercâmbio entre o Brasil e o Japão", concluiu Takahashi.