A Embraer informou hoje que fechou contrato de venda de 20 jatos para a Alitalia, por meio de uma operação de leasing estruturada por terceiros. A nova encomenda será composta por 15 jatos 175 e cinco 190. A empresa não informou o valor da operação. Segundo a fabricante brasileira, as 20 aeronaves novas substituirão e modernização, gradativamente, a atual frota da Alitalia, composta por 16 aviões regionais, contribuindo para o aumento da oferta de voos diretos em rotas curtas e médias, em atendimento à demanda de mercado.
Em nota, o presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, destacou que a venda foi feita no âmbito de uma ampla reorganização que a Alitalia está desenvolvendo em sua rede regional, para atender novos mercados e demandas de passageiros.
O início das entregas dos jatos para a Alitalia está previsto para o terceiro trimestre de 2011. O modelo 175 será configurado com 88 assentos, enquanto o 190 terá 100, ambos em classe única. Os aviões serão utilizados nas malhas domésticas e europeias da Alitalia e ficarão baseados em sete aeroportos italianos: Catânia, Fiumicino (Roma), Linate e Malpensa (Milão), Nápoles, Turim e Veneza.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Segundo o diretor-executivo da Alitalia, Rocco Sabelli, a escolha dos jatos da Embraer é o resultado de uma análise que incluiu todos os principais profissionais da Alitalia, além da opinião dos clientes mais assíduos da companhia. A Alitalia - Compagnia Aerea Italiana - começou a operar em janeiro de 2009, após a aquisição dos ativos da Alitalia - Linee Aeree Italiane e da Air One.
Hoje, a companhia aérea é líder na Itália, servindo 23,4 milhões de passageiros em 2010, com uma frota de 149 aviões que atendem 92 destinos. Em 2010, a Alitalia posicionou a Air One como uma empresa de baixo custo, operando a partir do Aeroporto Malpensa, em Milão. A Alitalia é membro do SkyTeam e, no ano passado, se aliou à joint venture (associação) estabelecida pela Air France (Grupo KLM) e a Delta Airlines.