A Companhia de Tecnologia de Informação e Comunicação no Paraná (Celepar) informou que o problema na emissão de notas fiscais eletrônicas foi normalizado por volta das 14 horas desta terça-feira (30). Os contribuintes não conseguiam emitir o documento por causa de uma pane em computadores da Companhia.
De acordo com a assessoria de imprensa da Celepar, o problema começou na tarde de domingo (28), quando ocorreu a falha nos computadores. Desde então, segundo a Companhia, os técnicos trabalharam para regularizar a situação e montar um ambiente paralelo no qual os computadores podem armazenar as informações e o contribuinte pode emitir a nota fiscal.
Ainda segundo a Celepar, as causas do problema ainda não foram detectadas pelos técnicos do órgão e os reparos no sistema original continuam.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A pane deixou, durante dois dias, os contribuintes impossibilitados de emitir notas fiscais em todo o Paraná. A Celepar funciona como uma central que recebe todas as informações, que ficam armazenadas no sistema de notas fiscais. Com o problema, a informação era enviada e nenhum cliente ou contribuinte recebia o documento.