O emprego industrial subiu 0,1% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, no oitavo resultado positivo consecutivo ante o mês anterior, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 8. Na comparação com agosto do ano passado, o emprego na indústria aumentou 5,2%, acumulando expansão de 3,2% no ano e alta de 0,5% em 12 meses. Foi a primeira vez, desde março de 2009, que o emprego no setor registrou resultado positivo no indicador em 12 meses, segundo destacam os técnicos do instituto no documento de divulgação da pesquisa.
Folha de pagamento
A folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria registrou queda de 2,9% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, segundo o IBGE. Na comparação com agosto do ano passado, a folha registrou aumento de 9,0%, acumulando alta de 6,1% no ano e 2,5% em 12 meses.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O IBGE divulgou também que, ainda em agosto, o número de horas pagas no setor industrial voltou a crescer na comparação com o mês imediatamente anterior (0,8%), na série livre de influências sazonais, após recuar 0,3% em julho. Nas comparações contra iguais períodos do ano passado, os resultados das horas pagas permaneceu positivo: 6,4% frente a agosto de 2009, taxa mais elevada desde o início da série histórica da pesquisa, em 2001; e 4,2% no indicador acumulado nos oito primeiros meses do ano. O indicador acumulado nos últimos 12 meses ficou em 1,2%.