Popular na comercialização de cosméticos, o sistema de venda direta chega agora ao mercado de produtos alimentícios. O Empório Gastronômico – empresa londrinense do mesmo grupo do Mercado Guanabara e do Empório Guimarães – está apostando na venda "porta a porta" para comercializar sua linha de massas frescas, massas recheadas e complementos. Os produtos são congelados e exigem apenas o aquecimento antes do consumo.
O sistema de venda direta já é utilizado pela empresa em Assis (SP), onde um grupo de 15 consultores de vendas comercializa os alimentos pré-prontos para uma fiel rede de clientes. Em Londrina, o recrutamento de consultores começa no dia 29 de agosto, quando o Empório realiza uma degustação dos produtos para os interessados em integrar a rede de venda direta.
No interior paulista, de acordo com o diretor da empresa, Alexandre Guimarães, os revendedores já conseguem obter uma renda de R$ 500 mensais com a venda dos alimentos. "São pessoas que já revendem cosméticos e, com as nossas massas, estão aumentando a renda", explica. Para potencializar as vendas, o Empório Gastronômico está investindo no apoio aos consultores, com reuniões mensais e atendimento de telemarketing para tirar dúvidas e dar sugestões sobre o uso dos produtos.
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Guimarães explica também que a margem de lucro sugerida é de 30% sobre o valor de custo de cada embalagem, mas as revendedoras são livres para estabelecer o próprio preço.
No dia 29 de agosto, às 14 horas, interessados em integrar a rede de venda direta do Empório Gastronômico participam de um evento para apresentação e degustação dos produtos no Empório Guimarães (Rua Paraíba, 573). Para confirmar presença, basta ligar para (43) 3334-0700.
Mercado
Em 2011, segundo a Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD), o volume de negócios do setor no País somou R$ 27,2 bilhões, com aumento de 5,4% em relação ao ano anterior. No período, 130 mil novos revendedores ingressaram no segmento, totalizando 2,83 milhões de profissionais cadastrados na atividade. O Brasil é o quarto mercado mundial em vendas diretas, com grande potencial de crescimento.
As vendas diretas constituem um setor cada vez mais relevante para a economia brasileira, respondendo pela contribuição fiscal da comercialização de produtos e serviços realizada por milhões de revendedores autônomos. É composto por empresas de segmentos diversos como cuidados pessoais, suplementos nutricionais e outros.