A Promotoria de Justiça de Iretama, representada pelo promotor André Del Grossi Assumpção, com o apoio técnico do fiscal Guilherme Zaha Takeda, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), realizou inspeção no abatedouro municipal de Roncador, município que integra a Comarca. Foram constatadas diversas irregularidades sanitárias.
De acordo com assessoria de comunicação do MP-PR, também foi confirmada a notícia da prática de crimes de crueldade contra animais, bem como fraude no uso de sinal público (artigo 306, do Código Penal; e artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais), consistentes no emprego de métodos condenados pelas autoridades sanitárias para o abate dos animais (marreta) e aposição indevida de carimbo de inspeção sanitária – quando na verdade não havia fiscalização nenhuma no local. O gerente do estabelecimento foi preso em flagrante pelos crimes mencionados e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Iretama.
O Promotor explica que a vistoria feita hoje é parte de trabalho iniciado na última sexta-feira (10), no abatedouro de Iretama. Na ocasião não houve flagrante do abate irregular ou do uso falso do carimbo, mas foram anotados indícios de práticas semelhantes.