Notícias

Empresários formam grupo para investir em negócios inovadores

21 mar 2017 às 10:34

Um grupo de empresários de Londrina está se reunindo para formar uma empresa de investidores anjo. O objetivo é investir em projetos inovadores que estejam sendo desenvolvidos na região. O grupo, chamado de Smart Value, é formado, por enquanto, por dez empresários de diversas áreas de negócios. A ideia é reunir até 15 empresários que deverão investir, juntos, R$ 1,5 milhão a R$ 2 milhões pelos próximos dois anos em startups com projetos inovadores.

A seleção será feita em parceria com o ecossistema de inovação de Londrina, começando pela aceleradora Hotmilk, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), que deve ser inaugurada em Londrina até o final do primeiro semestre. Logo na inauguração, a aceleradora deverá lançar o edital de seleção de projetos e a Smart Value se colocará à disposição para investir nos negócios que apresentem potencial. A preferência será dada a startups regionais.


O primeiro edital deverá ser aberto a projetos de todas as áreas, mas a ideia é que os editais seguintes sejam "temáticos", voltados a áreas como o agronegócio. "Agro é a principal área em que temos interesse, até pela característica da região. Somos uma região agropecuária muito forte. Mas estamos abertos a áreas de saúde educação, logística, fintechs", declara Moacir Vieira dos Santos, do Grupo Value, sócio administrador do grupo.


A Smart Value fará parte da comissão avaliadora e da equipe de mentores dos projetos para aceleração na Hotmilk. Se selecionado, o projeto passa por uma etapa de pré-aceleração, que dura de quatro a cinco semanas, e então é avaliada novamente. Se aprovado, vai para a fase de aceleração propriamente dita, que dura cerca de três meses. No final, caso apresente potencial de mercado, o negócio pode vir a receber o aporte de capital do grupo de investidores anjo.

Vieira lembra que o grupo atuará em conjunto com todo o ecossistema da região, não se limitando à aceleradora da PUC-PR. "Queremos transitar e ter parceria com todo o ecossistema local, UEL, PUC, UTFPR... Onde houver bons projetos, temos interesse em investir."


Continue lendo