As pequenas e médias empresas do Norte do Paraná estão de olho no mercado externo. Elas se qualificaram para alcançar este objetivo participando do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex), que treinou 224 empresas no ano passado.
Ontem à noite, os empresários receberam os certificados de qualificação em solenidade realizada no Iate Clube de Londrina. Foram beneficiadas empresas nas áreas de vestuário, alimentos, metalmecânica, artesanato e móveis.
O treinamento ocorreu graças a uma convênio firmado entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. ''As empresas qualificadas adquiriram as competências necessárias nas áreas de finanças, marketing e gestão de pessoal ou em outras áreas onde foram identificadas maiores deficiências'', afirma o coordenador do Núcleo Operacional do Peiex em Londrina, professor Hamil Adum Filho.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Ele acredita que, embora o treinamento seja voltado para as exportações, as empresas se capacitam também para melhor atender o mercado interno, superando uma série de dificuldades, inclusive o excesso de tributos. ''Se não posso reduzir a carga tributária, posso maximizar a minha empresa reduzindo o desperdício, melhorando a produtividade e a qualidade do meu produto para vender mais e ampliar o mercado. É isso que podemos fazer por nossos empresários'', afirma.
A ApexBrasil e o governo do Estado investiram cerca de R$ 2 milhões no treinamento na região de Londrina no ano passado. O convênio foi renovado para atender outras 200 empresas este ano. A solenidade ontem à noite contou com a presença do coordenador nacional do Projeto de Extensão Industrial Expotadora, Tiago Terra. Empresários interessados em outras informações sobre o assunto podem entrar em contato com o Núcleo Operacional do Peiex em Londrina, pelo telefone (43)3327-8866, ou pelo site www.apexbrasil.com.br.