As emissões de gases de efeito estufa de 27 grandes empresas brasileiras somaram 85,2 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente no ano passado, segundo o primeiro balanço do Programa Brasileiro GHG Protocol, citado pela Agência Brasil. A quantidade representa 8,5% do total de emissões brasileiras em 2008, sem contar as causadas por desmatamento e uso da terra.
Coordenado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o programa calcula as emissões produzidas pelas empresas para subsidiar medidas de mitigação, como projetos de crédito de carbono e de eficiência energética.
Dentre as 27 empresas avaliadas, a Petrobras teve a maior emissão de gases, com 51 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente, 59% do total registrado pela FGV. A Votorantim foi a segunda colocada, com 18 milhões de toneladas, seguida pela fabricante de alumínio Alcoa, com 2 milhões de toneladas. O estudo inclui a emissão de gases geradas por meios de transportes em viagens, consumo de combustíveis e disposição de resíduos orgânicos em aterros sanitários, que gera emissão de metano.